sábado, 20 de outubro de 2012

Minhas expectativas em relação ao estágio.



Minhas expectativas em relação ao estágio.

 Sempre gostei de estudar e tenho uma clara ideia de que um professor de qualidade tem que ser um eterno pesquisador, por isso é muitas as minhas expectativas em relação ao estágio, visto que boa parte de minha trajetória profissional foi dedicada à docência, mas nunca me senti satisfeita, sempre querendo buscar novos conhecimentos, ingressando pequenos ou grandes cursos que por falta de tempo, já que trabalhava 60 horas semanais e tinha filhos, esposo e casa pra cuidar desistiam muitas vezes dos cursos. Duran-     te o curso de teologia, sentir a enorme necessidade de diminuir a carga hora- ria de trabalho e conhecer de perto os desafios de me dedicar mais aos conhecimentos pedagógicos.,
Porém meu objetivo neste estagio é, além de adquirir maiores e melhores experiências e conhecer de perto os desafios e o cotidiano da escola pública e aproveitar todas essas experiências para melhorar a minha atual atividade, pois já sei como é gratificante trabalhar com crianças de diferentes realidades, contexto social e cultural. Sabendo que o futuro da sociedade depende de uma educação de qualidade e essa educação de qualidade exige o aperfeiçoamento constante do docente, pois todos nos sabemos que para se educar não basta só treinar crianças para a apreensão da realidade, é preciso motivá-las e surpreende-las envolvendo-as num clima de aventuras e descobertas, assim elas irão estar prontas para assimilar informações e sedimentar um conhecimento que não serão apenas memorizados, mas que se tornará simplesmente gratificante, progressiva e inesquecível para ambos.




Plano de Estágio

JUSTIFICATIVA: Necessito realizar este estágio para adquirir maiores e melhores experiências de ensino, aprender novas estratégias para desempenhar melhor o meu papel de docente o qual eu me orgulho e me completo inteiramente.

OBJETIVO: Ampliar meus horizontes em relação à metodologia do ensino-aprendizagem a fim de proporcionar para os meus alunos a capacidade de reconhecer e discriminar os estímulos visuais, auditivo, tátil etc. para interpretar o mundo maravilhoso e fantástico que é levando-os a adquirir conhecimento progressivamente valorizando a oralidade e o raciocínio de cada um.

METODOLOGIA: Pretendo apresentar ao alunado atividades estimulantes que desenvolva a imaginação, a desinibição, a linguagem, ampliar o vocabulário, representando os pensamentos, desenvolvendo a originalidade, a flexibilidade e fluência, incentivando a leitura, a identificação e função social da leitura escrita. Estimular o raciocínio logico desenvolver habilidade para cálculos diversos e a criatividade. Pretendo ainda estimular o espirito de amor e solidariedade vivenciando os valores da educação.
Vou propor atividade de pesquisa e registro para desenvolver o raciocínio logico, a memoria, a atenção, a socialização e descriminação auditiva, visual, tátil etc., pois é muito importante que o aluno construa o seu conhecimento por meus de suas experiências cotidianas e esteja alerta à curiosidade para relacionar fatos do dia a dia com as situações da sala de aula trocando ideias com outras pessoas com respeito mutuo, pretendo proporcionar o desenvolvimento da capacidade critica e auto critica de pensamentos criativo, transformador e autônomo. Enfim construir um conhecimento significativo, cognitivo e prazeroso.
Para desenvolver essas propostas de ensino aprendizagem preciso dispor de atividades interessante e envolvente, tais como:
·         Pesquisar em revista e jornais pequenos textos recortar, colar, ler, interpretar, provocar dialogo a partir do questionamento.
·         Usar fichas com frases diversificadas para serem analisadas e transformadas exemplo: (singular para plural) “eu gosto de doce = nós gostamos de doces”
·         Ouvir, apreciar e compor poesia onde possa ser exposta em sala, essa atividade proporciona o dom criativo do aluno a se desabrochar.
·         Apresentar e ler historia incentivando os alunos a utilizar as ilustrações dos personagens para descobrir aquilo que está escrito depois reproduzir o texto como se ele próprio fosse o personagem principal (essa atividade pode ser feira individual ou em dupla). 
·         Atividades com o dicionário: (divide-se os alunos em dois grandes grupos) exemplo: verde e amarelo e deixam manusearem o dicionário para que descubram o critério da organização das palavras em ordem alfabética. Enquanto isso será distribuída entre os grupos um texto onde serão destacadas as palavras incompreendidas. Recolhido os textos serão selecionadas as palavras incompreendidas que serão sorteadas e escrita no centro da lousa. Um aluno na esquerda e outro a direita da lousa ficarão esperando para marcar os pontos do grupo, no sinal dado pela professora dará a inicio a pesquisa todos os alunos procuraram no dicionário e o aluno que conseguir achar primeiro a palavra com seu significado ganhará o ponto para seu partido e tomará o lugar da criança que está ao lado da lousa. Cada grupo copiará as palavras que até então eram desconhecidas e seus significados colocaram em fichas e no mural onde todos os alunos poderão posteriormente ler.
·         Trabalhando com jornal: (os jornais diários são uma fonte inesgotável de informações que pretendo utilizar em exercícios nas aulas.).
Ø  EM PORTUGUÊS
Com os quadrinhos, tirinhas: pretendo:
_ Fazer a descrição dos personagens; transpor as falas dos balões para dialogo em frase.
_Observar os registros de linguagem; estudar os tipos de frases.
_ Identificar o conteúdo da linguagem não verbal (a mensagem através da imagem) e pedir para que o aluno a verbalize
_ Transformar um enredo criando outros textos.



Usando todo o jornal: (caderno, suplementos, avisos, títulos, ilustrações, etc.).
_ Pedir aos alunos para recortar tiras do diário ou suplemento e montar histórias que se relacionam com a vida cotidiana deles, elaborando o texto da nova tira, considerando tema central.
Usando a seção de anúncios:
_O anúncio de venda de uma bicicleta pode ser usado como tema para produção de textos. A história versaria sobre o motivo que levou alguém a se desfazer desse bem.

Ø  NO ESTUDO DA GEOGRAFIA
_Dividir a turma em grupos.
_ Os membros de cada grupo fazem o mapa de uma região e depois procuram no jornal noticias sobre ela.
_ Depois, colocam no mural os trabalhos elaborados.
_ O professor leva noticia de jornal, e, a partir delas, os alunos fazem pesquisa, debates, enquetes, murais.

Ø  NO ESTUDO DA HISTÓRIA
_ Lembrar datas históricas é uma forma de preservar a memória de um povo.
Dos fatos passados podem-se perceber as transformações ocorridas a fim de explicar o mundo em que vivemos.
_ Os alunos podem ter acessos a matérias publicadas no jornal sobre fatos acontecidos com personagens ilustres ou famosos. Exemplo: (A morte de Hebe Camargo e etc.)
_ A turma é dividida em dois grupos, cada um defendendo uma versão /visão de fato, tendo o professor como mediador.
_Após o debate, pode-se pedir um texto relatando o debate.

Ø  NA MATEMÁTICA E CIÊNCIAS
_ A partir de uma receita, podem-se explorar noções de qualidade, fração, preço, medidas, noções de nutrição e cardápio, identificar alimentos de origem animal e vegetal, estudar o processo de digestão dos alimentos, etc.
_Pedir aos alunos que pesquisem os preços de frutas, verduras, legumes, cereais e outros; fazendo uma lista com os preços, para serem comparados por eles em sala de aula.
_ Os alunos trazem de casa anúncios e propagandas de artigos e preços de eletrodomésticos, carros, imóveis, etc. fazem pesquisas de preço, forma de pagamento, dentre outras atividades.


AVALIAÇÃO: Avaliar se o aluno é capaz de:
·         Reconhecer e compreender o seu real valor desenvolvendo a capacidade critica e auto critica.
·          Ter pensamentos criativos, transformador e autônomo.
·          Construir seu próprio conhecimento fruto de seu esforço pessoal.
·          Colabora com a melhoria da nossa sociedade. 
·         Ser participativo assíduo e comprometido com a disciplina.