sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

AULA 1


Aula 1

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
05.11.12

Disposição da sala

Em fileira (35 cadeiras universitárias)
Frequência: presentes: 22      ausentes: 13

Atividades realizadas:

·         Classificação de pronomes pessoais do caso reto, explicação seguida de arguição oral e logo após atividade escrita.
·         Após o lanche momento lúdico ministrado por mim, onde o jogo “mãos sabias” fez seu momento histórico.
·         Hora da matemática “divisão”, explicação seguido de exercício oral logo após escrito.

Metodologia aplicada

·         Ao explicar os pronomes pessoais do caso reto (Eu, Tu, Ele/Ela, Nós, Vós, Eles/Elas) a professora regente propôs aos alunos que eles descem exemplos de substituição de nomes por pronomes. Após vários exemplos todos com fundamentos, fizeram exercício escrito copiado da lousa respondendo a seguir. Neste momento pude observar que 80% das atividades estavam corretas as suas respostas.

·         Foi a minha vez (convidada pela pró regente), fim um momento lúdico, onde todos os alunos participaram. Fora dividido a sala em 2 grupos. Distribuído a vez de responder no manejar dos dedos das mães e dos pés em movimentos rápidos a divisão de diversos números, logo após multiplicar explicando sempre que a divisão e a operação inversa da multiplicação. Eufóricos todos faziam questão de participar.

·         A professora muito dedicada explicou como se faz uma divisão e todos atentos viu e ouviu as diversas explicações. Na lousa fora desenhada objetos para servir de exemplo nas explicações.
Após variadas explicações e exemplos fora anunciada o exercício oral e a tarefa de casa fora sobre divisão transcrita do livro didático.

·         Quando todos terminaram suas atividades e de preencher o diário ainda havia tempo para mas uma atividade lúdica.
Envolvendo a divisão desenhei vários objetos na lousa para fazer a disputa (do mais eficiente nesta aula) sobre a aprendizagem meninos contra meninas.
As perguntas feita envolvendo divisão ou multiplicação foram bem aceitas e as resoluções de problemas orais foram ótimas.
Observação o carinho e a delicadeza da professora regente com seus alunos fora para mim surpreendente.

Observação

Desde o primeiro dia houve a co-participação



Aula 2

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
07.11.12

Disposição da sala

Em 3 grandes círculos (35 cadeiras universitárias
Frequência: presentes: 32      ausentes: 3

Atividades realizadas:

·         Confecção de máscaras africanas

Metodologia aplicada

·         Em círculos os alunos sentaram no centro estavam um vaso com lápis de cores.
·         A pró pediu que cada um pegasse a máscara anteriormente pesquisado e ampliassem a fim de faze-la do tamanho do seu próprio rosto.
·         A pró então entregou os materiais que a mesma trouxera de casa: papelão, papéis colorido, tinta, cola, tesoura, hidrocor, lápis colorido, retalhos de pano, etc.
Maravilhados os alunos ampliaram, alguns pediu ajuda após concluir a ampliação cada um decorou de maneira magnifica até o soar da sirene eram 10 horas (dia do AC).



Aula 3

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
08.11.12

Disposição da sala

Em fileira
Frequência: presentes: 30      ausentes: 5

Atividades realizadas:

·         Assistir filme Zumbi dos Palmares
·         Atividades oral e escrita advinhas
·         Ciência cadeia alimentar
·         Corrigir as tarefas extraclasse e dar visto os alunos fizeram uma longa fila a fim de descer para o térreo onde localiza-se a de vídeo para assistir o filme Zumbi dos Palmares (foi triste e comovente para todos).

Metodologia aplicada

·          Atentos eles permaneceram em silencio e assistiram até o final. Ao retornar à sala de origem houve comentários diversos interagidos por mim e pela professora que explicamos e tiramos todas as dúvidas possíveis.
Após a reorientação explicativa fizeram uma atividade escrita relacionada com o filme.
Houve então o intervalo e eu intervir com atividades lúdica tipo advinhas.
·         Após o intervalo houve então a explicação da cadeia alimentar e teia alimentar com ilustrações feita no quadro.
·         Assim que terminou todos guardaram todo o seu material para fazer avaliações.
Fizeram o diário após as avaliações “Atividade de Geografia Mapa Politico brasileiro” no livro didático. Saíram ao soar da sirene





Aula 4

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
09.11.12

Disposição da sala

Em fileira
Frequência: presentes: 29      ausentes: 6

Atividades realizadas:

·         Correção da atividade anterior
·         Reexplicação aos alunos que erraram
·         Atividades direcionadas ao assunto anterior (divisão)

Metodologia aplicada

·          Atividades na quadra onde houve disputa de futebol.
·         Jogo de dominó com as capitais e estados brasileiro atividade essa dirigida a alguns alunos, pois a 18 desse estavam jogando bola sobre a observação de um amigo da escola. O jogo é dima.





Aula 5

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
12.11.12

Disposição da sala

Em fileira
Frequência: presentes: 34      ausentes: 1

Atividades realizadas:

Atividades realizadas:

No primeiro momento

·         Após o acolhimento cotidiano os alunos fizeram comentários sobre o seu final de semana, logo após confeccionaram uma carta dirigida a Papai Noel. Fato que acontecesse todos os anos (a prefeitura exige para liberar os presentes desejados). Orientamos com explicações e sugestões, pois só poderiam pedir coisas simples tais como bolas, bonecas, jogos comuns, roupas, materiais escolares, etc.
Durante a confecção das cartas houve uma garota doente a qual foi encaminhada pela pró Genielle a direção, afim de providenciarem médico para a mesma.

No segundo momento

Disposição da sala de aula – semicírculo, devido a quantidade de alunos e carteira as disposições da sala é bem remota.

Metodologia aplicada

·          Houve várias explicações inclusive um jogo da memoria usando operações e resultados, onde a dupla após misturar as cartelinhas viradas para baixo, tira um dos cartões, se o resultado for igual ele fica com os cartões se forem diferentes volta os cartões para onde estavam, ganhando nessa atividade o aluno com maior parte de cartões.
Após terminarem como jogo fora distribuído atividades para testar as habilidades dos alunos sobre divisão, encerrando ao tocar a sirene anunciando a saída.






Aula 6

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
13.11.12

Disposição da sala

Em fileira
Frequência: presentes: 35      ausentes: 0

Atividades realizadas:

No 1º momento

·         Correção do deve e avaliação

No 2º momento da aula

·         Disposição da sala de aula semicírculo.
·         Foram divididos os alunos em duas grandes equipe (uma equipe fica a outra desce para o laboratório de informática no térreo. Porém os alunos que ficaram para o 2º turno fizeram atividades de leitura com o objetivo de desenvolver mais a habilidade do aluno de entender a linguagem textual, ampliar o vocabulário, relacionar o tema do texto com a realidade e estimular a criatividade.
·         Após lerem em silêncio, fora lido em voz alta e eles retiraram do texto as informações principais e reelaboraram e fizeram uma interpretação do texto contando o enredo, e extrapolaram o texto pela vivencia pessoal do aluno.
·         Houve então a troca das equipes para irem ao laboratório, a outra fizeram o mesmo trabalho que foi feito pela primeira, até o soar da sirene, anunciando que já estava na hora da saída.

Metodologia aplicada

·          Após o acolhimento de práxis houve a correção do dever extraclasse sobre divisões e problemas. Fiquei maravilhada, pois poucos foram os que erraram alguma questão tivemos então varias outras explicações e uma atividade em que medir a habilidade do aluno (avaliação).




Aula 7

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
14.11.12

Disposição da sala

Em fileira
Frequência: presentes: 34      ausentes: 1

Atividades realizadas:

No 1º momento

·         Estudo dos mapas (regiões do Brasil)
·         Etnias do nosso país.

2º momento da aula

·         Atividades – conto de fada versão indiana da cinderela.

Metodologia aplicada

·          Distribuído um texto versão indiana de cinderela. Houve então a leitura silenciosa e logo após a coletiva onde cada um lia um pedaço do conto logos após a leitura, recontaram colocando uma versão escrita para o final da historia. Por exemplo: a mocinha má acabou casando com o rei e aí...
Finalizando com o apito da sirene para lembrar que era o dia do AC da escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário