Aula 1
Nome da professora regente:
Genielle França da Silva
|
Turma
4º ano A – Turno Matutino
|
Aulas do dia
05.11.12
|
Disposição da sala
Em fileira (35 cadeiras
universitárias)
Frequência: presentes: 22 ausentes: 13
|
Atividades realizadas:
·
Classificação
de pronomes pessoais do caso reto, explicação seguida de arguição oral e logo
após atividade escrita.
·
Após o lanche
momento lúdico ministrado por mim, onde o jogo “mãos sabias” fez seu momento
histórico.
·
Hora da
matemática “divisão”, explicação seguido de exercício oral logo após escrito.
|
Metodologia aplicada
·
Ao explicar os
pronomes pessoais do caso reto (Eu, Tu, Ele/Ela, Nós, Vós, Eles/Elas) a
professora regente propôs aos alunos que eles descem exemplos de substituição
de nomes por pronomes. Após vários exemplos todos com fundamentos, fizeram
exercício escrito copiado da lousa respondendo a seguir. Neste momento pude
observar que 80% das atividades estavam corretas as suas respostas.
·
Foi a minha
vez (convidada pela pró regente), fim um momento lúdico, onde todos os alunos
participaram. Fora dividido a sala em 2 grupos. Distribuído a vez de
responder no manejar dos dedos das mães e dos pés em movimentos rápidos a
divisão de diversos números, logo após multiplicar explicando sempre que a
divisão e a operação inversa da multiplicação. Eufóricos todos faziam questão
de participar.
·
A professora
muito dedicada explicou como se faz uma divisão e todos atentos viu e ouviu
as diversas explicações. Na lousa fora desenhada objetos para servir de
exemplo nas explicações.
Após variadas explicações e
exemplos fora anunciada o exercício oral e a tarefa de casa fora sobre
divisão transcrita do livro didático.
·
Quando todos
terminaram suas atividades e de preencher o diário ainda havia tempo para mas
uma atividade lúdica.
Envolvendo a divisão desenhei vários
objetos na lousa para fazer a disputa (do mais eficiente nesta aula) sobre a
aprendizagem meninos contra meninas.
As perguntas feita envolvendo divisão
ou multiplicação foram bem aceitas e as resoluções de problemas orais foram
ótimas.
Observação o carinho e a delicadeza da
professora regente com seus alunos fora para mim surpreendente.
|
Observação
Desde
o primeiro dia houve a co-participação
|
Aula 2
Nome da professora regente:
Genielle França da Silva
|
Turma
4º ano A – Turno Matutino
|
Aulas do dia
07.11.12
|
Disposição da sala
Em 3 grandes círculos (35 cadeiras
universitárias
Frequência: presentes: 32 ausentes: 3
|
Atividades realizadas:
·
Confecção de
máscaras africanas
|
Metodologia aplicada
·
Em círculos os
alunos sentaram no centro estavam um vaso com lápis de cores.
·
A pró pediu
que cada um pegasse a máscara anteriormente pesquisado e ampliassem a fim de
faze-la do tamanho do seu próprio rosto.
·
A pró então
entregou os materiais que a mesma trouxera de casa: papelão, papéis colorido,
tinta, cola, tesoura, hidrocor, lápis colorido, retalhos de pano, etc.
Maravilhados os alunos ampliaram,
alguns pediu ajuda após concluir a ampliação cada um decorou de maneira
magnifica até o soar da sirene eram 10 horas (dia do AC).
|
Aula 3
Nome da professora regente:
Genielle França da Silva
|
Turma
4º ano A – Turno Matutino
|
Aulas do dia
08.11.12
|
Disposição da sala
Em fileira
Frequência: presentes: 30 ausentes: 5
|
Atividades realizadas:
·
Assistir filme
Zumbi dos Palmares
·
Atividades
oral e escrita advinhas
·
Ciência cadeia
alimentar
·
Corrigir as
tarefas extraclasse e dar visto os alunos fizeram uma longa fila a fim de
descer para o térreo onde localiza-se a de vídeo para assistir o filme Zumbi
dos Palmares (foi triste e comovente para todos).
|
Metodologia aplicada
·
Atentos eles permaneceram em silencio e
assistiram até o final. Ao retornar à sala de origem houve comentários
diversos interagidos por mim e pela professora que explicamos e tiramos todas
as dúvidas possíveis.
Após a reorientação explicativa
fizeram uma atividade escrita relacionada com o filme.
Houve então o intervalo e eu intervir
com atividades lúdica tipo advinhas.
·
Após o
intervalo houve então a explicação da cadeia alimentar e teia alimentar com
ilustrações feita no quadro.
·
Assim que
terminou todos guardaram todo o seu material para fazer avaliações.
Fizeram o diário após as avaliações
“Atividade de Geografia Mapa Politico brasileiro” no livro didático. Saíram
ao soar da sirene
|
Aula 4
Nome da professora regente:
Genielle França da Silva
|
Turma
4º ano A – Turno Matutino
|
Aulas do dia
09.11.12
|
Disposição da sala
Em fileira
Frequência: presentes: 29 ausentes: 6
|
Atividades realizadas:
·
Correção da
atividade anterior
·
Reexplicação
aos alunos que erraram
·
Atividades
direcionadas ao assunto anterior (divisão)
|
Metodologia aplicada
·
Atividades na quadra onde houve disputa de
futebol.
·
Jogo de dominó
com as capitais e estados brasileiro atividade essa dirigida a alguns alunos,
pois a 18 desse estavam jogando bola sobre a observação de um amigo da
escola. O jogo é dima.
|
Aula 5
Nome da professora regente:
Genielle França da Silva
|
Turma
4º ano A – Turno Matutino
|
Aulas do dia
12.11.12
|
Disposição da sala
Em fileira
Frequência: presentes: 34 ausentes: 1
|
Atividades realizadas:
Atividades realizadas:
No primeiro momento
·
Após o
acolhimento cotidiano os alunos fizeram comentários sobre o seu final de
semana, logo após confeccionaram uma carta dirigida a Papai Noel. Fato que
acontecesse todos os anos (a prefeitura exige para liberar os presentes
desejados). Orientamos com explicações e sugestões, pois só poderiam pedir
coisas simples tais como bolas, bonecas, jogos comuns, roupas, materiais
escolares, etc.
Durante a confecção das cartas houve
uma garota doente a qual foi encaminhada pela pró Genielle a direção, afim de
providenciarem médico para a mesma.
No segundo momento
Disposição da sala de aula –
semicírculo, devido a quantidade de alunos e carteira as disposições da sala
é bem remota.
|
Metodologia aplicada
·
Houve várias explicações inclusive um jogo
da memoria usando operações e resultados, onde a dupla após misturar as
cartelinhas viradas para baixo, tira um dos cartões, se o resultado for igual
ele fica com os cartões se forem diferentes volta os cartões para onde
estavam, ganhando nessa atividade o aluno com maior parte de cartões.
Após terminarem como jogo fora
distribuído atividades para testar as habilidades dos alunos sobre divisão,
encerrando ao tocar a sirene anunciando a saída.
|
Aula 6
Nome da professora regente:
Genielle França da Silva
|
Turma
4º ano A – Turno Matutino
|
Aulas do dia
13.11.12
|
Disposição da sala
Em fileira
Frequência: presentes: 35 ausentes: 0
|
Atividades realizadas:
No 1º momento
·
Correção do
deve e avaliação
No 2º momento da aula
·
Disposição da
sala de aula semicírculo.
·
Foram
divididos os alunos em duas grandes equipe (uma equipe fica a outra desce
para o laboratório de informática no térreo. Porém os alunos que ficaram para
o 2º turno fizeram atividades de leitura com o objetivo de desenvolver mais a
habilidade do aluno de entender a linguagem textual, ampliar o vocabulário,
relacionar o tema do texto com a realidade e estimular a criatividade.
·
Após lerem em
silêncio, fora lido em voz alta e eles retiraram do texto as informações
principais e reelaboraram e fizeram uma interpretação do texto contando o
enredo, e extrapolaram o texto pela vivencia pessoal do aluno.
·
Houve então a
troca das equipes para irem ao laboratório, a outra fizeram o mesmo trabalho
que foi feito pela primeira, até o soar da sirene, anunciando que já estava
na hora da saída.
|
Metodologia aplicada
·
Após o acolhimento de práxis houve a
correção do dever extraclasse sobre divisões e problemas. Fiquei maravilhada,
pois poucos foram os que erraram alguma questão tivemos então varias outras
explicações e uma atividade em que medir a habilidade do aluno (avaliação).
|
Aula 7
Nome da professora regente:
Genielle França da Silva
|
Turma
4º ano A – Turno Matutino
|
Aulas do dia
14.11.12
|
Disposição da sala
Em fileira
Frequência: presentes: 34 ausentes: 1
|
Atividades realizadas:
No 1º momento
·
Estudo dos
mapas (regiões do Brasil)
·
Etnias do
nosso país.
2º momento da aula
·
Atividades –
conto de fada versão indiana da cinderela.
|
Metodologia aplicada
·
Distribuído um texto versão indiana de
cinderela. Houve então a leitura silenciosa e logo após a coletiva onde cada
um lia um pedaço do conto logos após a leitura, recontaram colocando uma
versão escrita para o final da historia. Por exemplo: a mocinha má acabou
casando com o rei e aí...
Finalizando com o apito da sirene para
lembrar que era o dia do AC da escola.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário