sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Continuação da aula 1


Aula 8

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
19.11.12

Lista de frequência: presentes: 29      ausentes: 6


No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala
Em fileira

·         Atividades realizadas
Leitura e interpretação de texto.
Releitura
Desenho

·         Metodologia aplicada
Distribuição do texto “conto’
Leitura do conto “Amenina sapeca”
Ouvir a leitura algumas vezes – reler com cuidado.
Refez o texto com cuidado para não perder a característica discursiva descrevendo cenários, personagens objetos.
Fez a releitura do texto desenvolvendo a interpretação escrita e fizeram ainda a versão desenhada.
No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala
Em fileira

·         Atividades realizadas:
“Jogo” o pirata deseja chegar ao tesouro escondido mais para chegar lá ele precisa de sua ajuda, pois o caminho é tortuoso e com muitas operações de dividir para resolver...

·         Metodologia aplicada
Um desenho de um pirata chamado perna de pau seguindo um caminho cheio de voltas com varias operações de divisão para resolver.
Terminando o caminho onde foram efetuada as divisões todos foram para o laboratório ficando alguns para terminar o dever.
Levaram para os seus lares atividades complementares de divisão.
Observação

Co-participação nas aulas



Aula 9

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
21.11.12

Lista de frequência: presentes: 31      ausentes: 4


No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala
Em fileira

·         Atividades realizadas
Apresentação da criação do Estatuto de Igualdade Racial.

·         Metodologia aplicada
Confecção de cartaz onde se encontrava o Estatuto da Igualdade Racial após explicação.
Foram citadas as datas mais recente e importante da conquista dos negros “A lei nº. 10.639 de 2003’ que torna obrigatório o ensino da historia e cultura da africa e das populações negras brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil. Em 2010, houve a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e em 2012 aprovada a lei das cotas que destina a 50% das vagas nas universidades e Institutos federais para estudantes etc.
Conto da história “Vida de Zumbi”. Após explicação das perguntas elaboradas pelos alunos fomos para o pátio grande onde foram apresentada desfile.
Parte da vida dos escravos
Poesia-poemas etc, todos os componentes que atuam na escola participaram.
No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Não houve ‘Dia do AC da escola”.



Aula 10

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
22.11.12

Lista de frequência: presentes: 32      ausentes: 3


No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala
Em fileira

·         Atividades realizadas
Leitura e interpretação de texto em posse dos livros didáticos.

·         Metodologia aplicada
As crianças foram divididas em 2 grandes equipes, uma fora para a biblioteca a outra continuou na sala onde iniciamos nossas atividades.
Houve a leitura coletiva onde cada aluno lê um paragrafo.
Depois da leitura a interpretação do que leu o que entendeu.
Fizeram mimicas despertando o interesse maior pela leitura.
Após terminar fizemos o jogo de adivinhações o que é o que é....



No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala
Continuou em fileiras

·         Atividades realizadas
O mesmo do primeiro momento com o grupo que voltou da biblioteca, pois fizeram a troca.
Encerramos todos juntos falando mais um pouco sobre a consciência negra, contando mais uma historia da escravidão do Brasil e a importante colaboração deles na nossa cultura.



Aula 11

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
23.11.12

Lista de frequência: presentes: 31      ausentes: 4


No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala
Em fileira

·         Atividades realizadas
De matemática – exploração e recapitulação da operação divisão envolvendo problemas.

·         Metodologia aplicada
Reexplicação da divisão observando o ponto que ela é uma operação que exige o domínio das 4 operações fundamentais; adição, subtração, multiplicação e dela própria divisão.
Elaborando cálculos mentais as crianças aprendiam brincando.
Na lousa efetuaram continhas e desenharam como era feito a operação.



No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala
Em equipe no chão

·         Atividades realizadas
Jogo de trilha (avança-volte-pule)

·         Metodologia aplicada
O jogo de trilha com 50 casas na trilha há casas onde a criança avança volta ou fica na casa onde parou.
A regra do jogo é:
Saber efetuar a divisão da casa que pisa se errar da lugar para o outro.
Deverá haver um som que ao parar a criança efetuará a sua operação se acertar avança, se demorar volta se errar sai.
O campeão é quem acertou mais operação.
O dever de casa foi no livro de ciência para lerem, entenderem e explicar na próxima aula.



Aula 12

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
26.11.12

Lista de frequência: presentes: 35      ausentes: 0


No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala
Em fileira

·         Atividades realizadas
Correção das atividades extraclasse reforço sobre pronome
Avaliação

·         Metodologia aplicada
Após correção de todos os deveres fora anunciada a avaliação anteriormente lida e explicada detalhando formas e conceito

No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala
Um grupo foi para aula de informática

·         Atividades realizadas
Acróstico
Descrição de uma figura a escolha de cada um.

·         Metodologia aplicada
Após a atividade do acrostico onde os alunos se divertiam inventando nomes ou relembrando nomes de conhecidos até de animais, houve então uma descrição de uma figura, escolhida por eles no caixote (baú) de história infantil. Foi magnifico observar a maneira pela qual eles demonstraram seu talento cada um melhor que o outro.


Aula 13

Nome da professora regente:

Genielle França da Silva

Turma
4º ano A – Turno Matutino

Aulas do dia
27.11.12

Lista de frequência: presentes: 33      ausentes: 2


No primeiro momento da aula

·         Disposição da sala
Em fileira

·         Atividades realizadas
Relação dos seres vivos

·         Metodologia aplicada
Apresentado a inter-relação entre os seres vivos para eles observarem, identificar reconhecer a vital importância relacionada entre os seres vivos fora feito um pequeno cartaz onde continha uma cadeia alimentar e outro com uma teia alimentar.

No segundo momento da aula (Co-participação)

·         Disposição da sala
Em fileira

·         Atividades realizadas
Avaliação divisão com problemas.

·         Metodologia aplicada
Um rápido momento lúdico abraços e beijos fora a minha despedida. Promessa de voltar a visita-los.




Nenhum comentário:

Postar um comentário